INTRODUÇÃO - INTERTEXTUALIDADE

 





 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 09 A 13 DE AGOSTO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA: 905 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO - INTERTEXTUALIDADE

HABILIDADES  (EF89LP32) Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 09/08- 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA  11/08- 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Intertextualidade

   A intertextualidade é um recurso utilizado entre textos que estabelece um diálogo entre eles, sejam da mesma natureza ou não (por exemplo, a intertextualidade entre um texto escrito e um texto visual).

   Ela é muito empregada na literatura, na música, na pintura, na televisão, bem como na linguagem coloquial, visto que, muitas vezes, estamos criando um texto ao referir-se a outro.

   Para que a intertextualidade ocorra, é necessário a existência de um texto que influencie a produção deste, denominado de “texto-fonte”, ou seja, aquele em que o autor se inspirou para fazer referência.

   Em resumo, a intertextualidade é a criação de um texto a partir de outro já existente.

Intertextualidade explícita e implícita

 

A intertextualidade pode ser apresentada de forma direta (explícita) ou indireta (implícita):

·         Implícita: não há relação direta com o texto fonte nem outras coisas que o identifiquem.

·         Explícita: há relação direta com o texto e elementos com o texto fonte.

Tipos de intertextualidade

·         Alusão: faz referência a elementos de outros textos de maneira indireta, ou seja, implícita.

·         Citação: quando é acrescentado partes de outros textos em uma produção textual, o que gera a intertextualidade direta.

·         Epígrafe: complemento de parágrafo ou frase no texto produzido que se relaciona com outro.

·         Paráfrase: recriação de um texto com a mesma ideia do texto fonte.

·         Paródia: a paródia é a subversão de um texto original, de maneira crítica ou satírica.

·         Bricolagem: criação de um texto a partir de elementos retirados de outros.

·         Sample: músicas, textos utilizados como base para outras novas produções.

·         Pastiche: vários tipos de manifestações em uma mesma obra.

 

ATIVIDADE

Leia e depois responda à pergunta:


 1.    A publicidade está interagindo com outro texto, que é

 

a) uma música.

b) um filme.

c) uma animação.

d) uma imagem.

Leia o texto para responder à questão:

2. Essa imagem faz referências ao nome de um conhecido filme nacional. Esse tipo de “diálogo” entre textos é chamado de

a) publicidade.

b) plágio.

c) cópia.

d) intertextualidade.

 

Observe o famoso quadro “Moça com Brinco de Pérola” do pintor Johannes Vermeer (à direita) e uma paródia desse quadro:

3 Podemos dizer que é objetivo das paródias, em geral,

a) copiar o original.

b) provocar humor.

c) emocionar.

d) informar.

Observe a figura e responda à questão:

4. Nesta imagem observamos a intertextualidade com a paráfrase “O barato sai caro”. A finalidade dessa paráfrase é

a) mostrar que o barato pode sair caro, pois pode comprometer a qualidade.

b) mostrar que o barato pode sair caro, pois fica-se muito tempo parado.

c) mostrar que algo pode parecer barato mas é caro.

d) mostrar que algo que é barato pode insuficiente.

Leia e depois resolva à questão:

5.Nesta publicidade a intertextualidade objetiva

a) convencer o consumidor.

b) iludir  o consumir.

c) mostrar o consumo do produto.

d) provar que todos usam o produto.


Leia:

 

6. A que gênero pertence? 

7. De que forma ele foi construído? Explique: 

8. Qual o objetivo de quem o produziu? A que público se destina?

9. Justifique o emprego do sinal de aspas, em:

“O SUCESSO NÃO ME FEZ PERDER A CABEÇA”