Introdução ao conteúdo e exercícios - 10 a 14 de maio (data corrigida)

 

Elementos  da comunicação




Leia atentamente o seguinte conteúdo:

LÍNGUA: conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita peculiar a uma coletividade; idioma.



LINGUAGEM: é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. Existem vários tipos de linguagem: a fala, o gesto, o desenho, a pintura, a música, a dança, o código de trânsito...



LINGUAGEM:

-VERBAL: é aquela cuja unidade é a palavra (seja na forma escrita ou falada).




-NÃO VERBAL: tem unidade diferente da palavra, como o gesto, a imagem, a nota musical, o sinal de trânsito, etc.



- MULTIMODAL ou MISTA: combina unidades próprias de diferentes linguagens (une linguagem verbal e linguagem não verbal).



PARCEIROS NA COMUNICAÇÃO

INTERLOCUTORES: são as pessoas que participam do processo de interação por meio da linguagem.

ENUNCIADOR ou LOCUTOR: aquele que produz a linguagem.

ENUNCIATÁRIO, LOCUTÁRIO ou DESTINATÁRIO: aquele que recebe a linguagem


Disponível em http://salesianorn.com.br/dombosco/wp-content/uploads/2017/03/L_ngua__Linguagem_e_Intera__o.pdf


Exercícios:

1- Escreva qual é o tipo de linguagem (verbal, não verbal ou mista) representada pelas alternativas abaixo:

a) 




b)


c) 

2- Desenhe uma placa em linguagem verbal e linguagem não verbal que poderia ser colocada na porta de seu quarto ou da sua casa.

 

 

 

3- O texto “O Príncipe dos Emojis” é composto por linguagem mista (verbal e não verbal) , leia-o com atenção, reescreva-o em seu caderno substituindo as imagens por palavras lembrando-se de fazer a coesão e coerência textual.

O príncipe dos Emojis



4- O que o príncipe recebeu em sua caixa de e-mail?

 

5- O que a menina levava em suas mãos?

 

6- Que roupa a menina usava no ônibus?

 

7- A moça convidou o príncipe para qual tipo de programação?

 

8- Qual meio de transporte o príncipe usou par ir ao encontro da menina?

 

9- O que ele comprou para ela?

 

10- Este texto pertence a qual gênero textual:

a) (  ) receita

b) (  ) contos de fadas

c) (  ) bula de remédio

d) (  ) fábula

 

11- A função deste texto é:

a) (  ) informar

b (  ) ensinar

c) (  ) divertir

12- Com base no texto, escreva o motivo que deixou o príncipe assustado.





Bons estudos a todos!