Revisão - Linguagem Verbal e Não Verbal

 



 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 6º

 DATA: 17 A 22 DE MAIO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Revisão - Linguagem Verbal e Não Verbal

HABILIDADES:  H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

CARGA HORÁRIA:    4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 17/05 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                           TERÇA-FEIRA      18 /05 - 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

1) Escreva, em seu caderno as falas que poderiam aparecer na tirinha:


2) Acrescente balões de fala às tirinhas de linguagem não verbal, transformando a linguagem dessas tiras em linguagem mista.







3) Desenhe uma placa em linguagem verbal e linguagem não verbal que poderia ser colocada na porta de seu quarto ou da sua casa.

Leia e depois responda:


   4)O que o Snoopy queria no primeiro quadrinho?

   5)O que ele fez para conseguir o que queria?

   6) Ele alcançou seu objetivo? Explique:

  7)Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?

 (     )Verbal                       (     )Não verbal                     (     )Mista

 

Leia e depois responda:


 8) Qual o tipo de linguagem de cada imagem? Justifique:

 9) Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.

 a)___________________________________________________________________________ b)__________________________________________________________________________ c)__________________________________________________________________________

Leia o texto abaixo e responda às questões:

Pai não entende nada

-Um biquíni novo?

-É, pai. -Você comprou um no ano passado!

-Não serve mais, pai. Eu cresci.

-Como não serve?

 No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.

-Não serve, pai.

-Está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.

-Maior não, pai. Menor.

Aquele pai, também, não entendia nada.

 

 VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 255.

 

 

10) Por que o pai não entendia nada?

11) A partir do título, como podemos pensar na relação entre pais e filhos?

12) Leia o texto abaixo:


O objetivo do texto é:

a) (    ) Alertar.

b) (    ) Anunciar.

c) (    ) Criticar.

d) (    ) Divertir.

  

 

BOA ATIVIDADE!