ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA | ||
ANO: 6º | DATA: 17 A 22 DE MAIO | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE | ||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ | ||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Revisão - Linguagem Verbal e Não Verbal | ||
HABILIDADES: H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. | ||
CARGA HORÁRIA: 4 horas | DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 17/05 - 1º E 2º HORÁRIOS TERÇA-FEIRA 18 /05 - 1º E 2º HORÁRIOS | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
1) Escreva, em seu caderno as falas que poderiam aparecer na tirinha:
2) Acrescente balões de fala às tirinhas de linguagem não verbal, transformando a linguagem dessas tiras em linguagem mista.
3) Desenhe uma placa em linguagem verbal e linguagem não verbal que poderia ser colocada na porta de seu quarto ou da sua casa.
Leia e depois responda:
4)O que o Snoopy queria no primeiro quadrinho?
5)O que ele fez para conseguir o que queria?
6) Ele alcançou seu objetivo? Explique:
7)Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
( )Verbal ( )Não verbal ( )Mista
Leia e depois responda:
8) Qual o tipo de linguagem de cada imagem? Justifique:
9) Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.
a)___________________________________________________________________________ b)__________________________________________________________________________ c)__________________________________________________________________________
Leia o texto abaixo e responda às questões:
Pai não entende nada
-Um biquíni novo?
-É, pai. -Você comprou um no ano passado!
-Não serve mais, pai. Eu cresci.
-Como não serve?
No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tanto assim.
-Não serve, pai.
-Está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.
-Maior não, pai. Menor.
Aquele pai, também, não entendia nada.
VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias da vida privada: 101 crônicas escolhidas. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 255.
10) Por que o pai não entendia nada?
11) A partir do título, como podemos pensar na relação entre pais e filhos?
12) Leia o texto abaixo:
O objetivo do texto é:
a) ( ) Alertar.
b) ( ) Anunciar.
c) ( ) Criticar.
d) ( ) Divertir.
BOA ATIVIDADE!