Interpretação de Texto

 



 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 6º

 DATA: 31/05 A 02 de MAIO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

HABILIDADES: (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 31/05 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA  02/06 - 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

O jardim secreto

    No início do século XX, Mary Lennox vive na Índia com os pais, que não lhe dão afeto nem atenção. Uma epidemia de cólera mata o casal, e, seis meses depois, Mary, uma menina de 10 anos apática e sem graça, mimada, voluntariosa, que não sabe amar e não tem amigos, desembarca na Inglaterra para viver com o tio em Yorkshire, na mansão Misselthwaite, uma construção sombria e labiríntica com mais de cem quartos.

    Deslocada e assustada, a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores, cheios de jardins e hortas. Com a curiosidade despertada, descobre que um dos jardins estava trancado havia dez anos e a chave, enterrada não se sabia onde: o tio proibira a entrada de qualquer pessoa. Mary acaba ficando amiga do velho jardineiro e de um passarinho especial, um pintarroxo, que a leva até a chave. E ela pode, finalmente, entrar no jardim.

    A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer. Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples e dos valores essenciais das pessoas do campo. Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.

Autora do livro: Frances Hodgson Burnett.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

 

Questão 1 – De acordo com o texto, Mary Lennox vai para a Inglaterra viver com o tio, por quê?

Questão 2 – Identifique o trecho em que o autor apresenta a mansão Misselthwaite:

Questão 3 – Na parte “[…] a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores […]”, a palavra destacada indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

Questão  4 – Segundo o texto, quem leva Mary até a chave do jardim?

Questão 5 – Na passagem “E ela pode, finalmente, entrar no jardim.”, o termo grifado expressa:

 

(     ) lugar.                                        (     ) modo.                                (     ) tempo.

Questão 6 – Releia este fragmento:

“A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer.”

 No fragmento acima, o autor do texto:

 

(     ) expõe uma opinião.                  (     ) descreve um cenário.        (     ) conta um trecho do livro.

Questão 7 – Em “Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

 

(     ) determinar.                              (     ) intensificar.                          (     ) caracterizar.

Questão 8 – No segmento “Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.”, o autor do texto:

 

(     ) dá uma ordem.                       (     ) faz um convite.                    (     ) exprime uma dúvida

Leia a tirinha e responda as questões:

Questão 9 – Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?

Questão 10 – Nos dois primeiros quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar para iniciar a corrida. Que palavras usadas por Meg indicam quantidade?

No 4º quadrinho, o amigo de Meg comemorava a vitória.

Questão 11 – O que expressa a palavra UHUU!!?

Questão 12 – Observe o último quadrinho e responda: O garoto foi, na verdade, o vencedor da corrida? Justifique sua resposta.

BOA ATIVIDADE!