ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA | ||
ANO: 6º | DATA: 31/05 A 02 de MAIO | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE | ||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ | ||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO | ||
HABILIDADES: (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos | ||
CARGA HORÁRIA: 4 horas | DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 31/05 - 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 02/06 - 1º E 2º HORÁRIOS | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
O jardim secreto
No início do século XX, Mary Lennox vive na Índia com os pais, que não lhe dão afeto nem atenção. Uma epidemia de cólera mata o casal, e, seis meses depois, Mary, uma menina de 10 anos apática e sem graça, mimada, voluntariosa, que não sabe amar e não tem amigos, desembarca na Inglaterra para viver com o tio em Yorkshire, na mansão Misselthwaite, uma construção sombria e labiríntica com mais de cem quartos.
Deslocada e assustada, a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores, cheios de jardins e hortas. Com a curiosidade despertada, descobre que um dos jardins estava trancado havia dez anos e a chave, enterrada não se sabia onde: o tio proibira a entrada de qualquer pessoa. Mary acaba ficando amiga do velho jardineiro e de um passarinho especial, um pintarroxo, que a leva até a chave. E ela pode, finalmente, entrar no jardim.
A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer. Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples e dos valores essenciais das pessoas do campo. Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.
Autora do livro: Frances Hodgson Burnett.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.
Questão 1 – De acordo com o texto, Mary Lennox vai para a Inglaterra viver com o tio, por quê?
Questão 2 – Identifique o trecho em que o autor apresenta a mansão Misselthwaite:
Questão 3 – Na parte “[…] a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores […]”, a palavra destacada indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 4 – Segundo o texto, quem leva Mary até a chave do jardim?
Questão 5 – Na passagem “E ela pode, finalmente, entrar no jardim.”, o termo grifado expressa:
( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo.
Questão 6 – Releia este fragmento:
“A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer.”
No fragmento acima, o autor do texto:
( ) expõe uma opinião. ( ) descreve um cenário. ( ) conta um trecho do livro.
Questão 7 – Em “Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:
( ) determinar. ( ) intensificar. ( ) caracterizar.
Questão 8 – No segmento “Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.”, o autor do texto:
( ) dá uma ordem. ( ) faz um convite. ( ) exprime uma dúvida
Leia a tirinha e responda as questões:
Questão 9 – Na tira, a personagem Meg e seu amigo participam de uma brincadeira. Que brincadeira é essa?
Questão 10 – Nos dois primeiros quadrinhos, Meg está contando o tempo que eles devem esperar para iniciar a corrida. Que palavras usadas por Meg indicam quantidade?
No 4º quadrinho, o amigo de Meg comemorava a vitória.
Questão 11 – O que expressa a palavra UHUU!!?
Questão 12 – Observe o último quadrinho e responda: O garoto foi, na verdade, o vencedor da corrida? Justifique sua resposta.
BOA ATIVIDADE!