Geografia-7o.Ano-Prof.Dayve-Manhã- Domínios morfoclimáticos

                

ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 2021

SEMANA: 02/08 a 04/08/2021

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 701,702,703 E 704

PROFESSOR: DAYVE ALEXANDRE FERNANDES

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Formação territorial do Brasil

HABILIDADES:(EF06GE05X) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais (biomas) no Brasil .

CARGA HORÁRIA: 2 HORAS

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEXTA-FEIRA – 1º e 2º horário

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAZER A LEITURA DO TEXTO, COPIAR E RESPONDER AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO.

 

 

TEXTO DE INTRODUÇÃO SOBRE OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

 

Os domínios morfoclimáticos dizem respeito a uma classificação do meio ambiente brasileiro elaborada pelo geógrafo Aziz Ab'Saber em 1970. Essa classificação utiliza como critério para dividir o espaço natural do país as características do relevo, clima, solo, vegetação e ocupação humana. Como o Brasil possui uma extensão territorial de dimensões continentais e está localizado na zona tropical, apresenta uma grande diversificação natural, o que permite a sua divisão em diferentes regiões. De acordo com Ab'Saber, o meio natural brasileiro pode ser dividido em:

Domínio Amazônico: É o maior domínio morfoclimático do Brasil, ocupa cerca de 40% do território brasileiro e abrange a maior parte dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Apresenta um relevo, relativamente, de baixa altitude, que é composto por planaltos, depressões e algumas planícies aluviais (planície formada pelo acúmulo de sedimentos transportados por rios). A rede de drenagem nessa região é muito rica, pois abrange toda a região da bacia hidrográfica do rio Amazonas no Brasil, área por onde circula cerca de 20% de toda a água do mundo. Seu potencial hidrelétrico é grande nos rios afluentes (cursos d'água que deságuam em um rio principal) ao Rio Amazonas que se localizam em áreas de planalto e quase inexistente no rio principal, que está localizado em uma área de planície.

A vegetação florestal é muito densa e composta por árvores de pequeno, médio e grande porte que podem chegar a mais de 60 metros de altura. O clima característico dessa região é o equatorial, em que predominam as altas temperaturas, pouca amplitude térmica e bastante umidade, com chuvas bem distribuídas no ano todo. Originalmente, o solo da região é pobre em nutrientes e, por isso, de baixa fertilidade. Porém, em virtude da grande quantidade de matéria orgânica que é depositada no solo diariamente pela floresta Amazônica, essa baixa fertilidade é corrigida, permitindo, assim, a existência dessa formação vegetal na região. Apesar disso, essa baixa fertilidade do solo compromete o desenvolvimento de atividades agrícolas na região, pois, para realizar esse tipo de atividade, é preciso desmatar a vegetação original, o que diminui a concentração de matéria orgânica no solo, que se torna novamente de baixa fertilidade. A ocupação humana na região é a menor do país. Atualmente, mesmo não sendo indicado, tem sido cada vez mais frequente o desmatamento da vegetação natural para exploração de madeira ou implantação de atividades agropecuárias e de extrativismo mineral.

Domínio do Cerrado: Com cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, o Cerrado é o segundo maior domínio do Brasil. Localiza-se em uma região de relevos planálticos, no planalto central do país, com diversas chapadas e chapadões. Como esse domínio natural está no interior do país, o tipo de clima predominante é o tropical típico ou tropical  continental,  em  que predomina a alternância entre uma estação  seca  e  uma estação  quente  e  úmida.    A vegetação, adaptada a essa alternância de estações, é composta por gramíneas, arbustos e árvores de pequeno porte, com galhos retorcidos e cascas grossas, que perdem parte das folhas durante a estação seca. Como o solo da região é pobre e ácido, para desenvolver qualquer prática agrícola nessa porção territorial, é necessário corrigir a acidez do solo a partir da adição de calcário (método de calagem).A rede de drenagem da região é composta por diversos cursos d'água provenientes das bacias Tocantins-Araguaia, Paraná e Paraguai e também é influenciada pela


 

 

 

alternância de estações que essa região possui. A ocupação humana intensificou-se bastante nas últimas décadas em razão da expansão da fronteira agrícola.


ATIVIDADE FIXAÇÃO SOBRE OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS


1-  O que é domínios morfoclimáticos?

2-Quais são as características da vegetação da floresta Amazônica?

3-Quais são as características da vegetação do Cerrado?