RITUAIS RELIGIOSOS (ISLAMISMO) -
Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.
VAMOS CONHECER OS PRINCIPAIS RITUAIS ISLÂMICOS
NASCIMENTO
A criança tem diversos direitos por parte dos seus pais. Após o nascimento, durante o corte umbilical e limpeza, ela ouve o Azan – o chamamento para a oração, que é efetuado nos dois ouvidos da criança. Assim, a primeira palavra que a criança ouve é o nome de Deus, Seus atributos, que enaltecem a grandeza do Criador, é um convite para a oração, para a felicidade.
CIRCUNCISÃO
Os meninos muçulmanos são circuncidados aos 7 anos de vida, como uma forma de seguir o Alcorão e a Sunnah (a tradição) do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam).
A circuncisão destaca-se da Sunnah do Profeta e ele a considerou “uma tradição (sunnah) de todos os Profetas”. Por meio dela, evita-se a umidade, que permite ao agente infeccioso mais tempo de sobrevivência, propício ao cultivo de bactérias e facilidade de infiltrações no organismo. Ajuda na prevenção da sífilis e outras doenças associadas. Não é por acaso que nos países onde predominam as doenças venéreas e a AIDS, os circuncidados têm mais chances de não se contagiarem. A circuncisão é a remoção do prepúcio e um fator importante para a higiene.
De acordo com a religião islâmica tanto o homem como a mulher têm o livre arbítrio na escolha de seus cônjuges. Cabe a família se possível ajudar e apenas sugerir um parceiro (a) ideal para ele ou para ela.
Há um contrato escrito e o noivo deve pagar um dote que será destinado como um presente a noiva por todo o trabalho que a família teve em educar a moça e prepará-la para por sua livre e espontânea vontade assumir o matrimônio.
O Corão permite que um homem tenha até quatro esposas, mas na prática 99% dos casamentos muçulmanos são monogâmicos.
MORTE
Quando um muçulmano morre, seu corpo deve passar por três lavagens, depois ser envolvido no ihram (mortalha) e levado então até a mesquita para as preces fúnebres. O corpo deve ser enterrado o quanto antes em respeito ao falecido.
Assim, é deposto num túmulo simples marcado por um montículo de terra e direcionado a cidade sagrada de Meca. Os Muçulmanos só podem sepultar em cemitérios islâmicos.
IMPORTANTE
A religião é um assunto pessoal, entre a sua consciência, entre o seu espírito e o Criador. O que cabe aos seres humanos é respeitar a escolha de cada um. E o que cabe aos governos é garantir a liberdade de escolha das pessoas.
2. Que ritual acontece no nascimento de um muçulmano?
3. No casamento islã, por que o noivo deve pagar um dote a sua noiva?
4. Para você, por que é importante o respeito e a tolerância aos rituais religiosos de pessoas que não comungam com a sua mesma fé?