INTERPRETAÇÃO DE TEXTO sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

 



 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 6º

 DATA: 07 A 11 de MAIO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTERPRETAÇÃO DE TEXTO sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

HABILIDADES: (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 07/06 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA   11/06 - 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Texto: O meio ambiente em primeiro lugar - Gileno Júnior

Em um pequeno vilarejo havia um jovem aventureiro, que se chamava Pedro. Ele era um rapaz esperto que adorava o meio ambiente, passava a maior parte do dia na floresta, subindo em árvores, brincando com os animais. Pedro não tinha medo de nada, de nenhum animal e adorava nadar em um rio que ficava perto de sua casa.

Certo dia, Pedro estava andando pela floresta, quando viu um movimento estranho, e depois um tiro e um grito de um animal, muito curioso ele foi lá olhar.

Quando chegou ao local do tiro, viu muitos homens, todos armados e com motosserras, cortando as árvores, matando e capturando animais.

Pedro chegou à frente deles e disse:

─ Por que estão fazendo isso com os animais e com as árvores?

─ Pegue ele! Falou o líder do bando.

Pedro correu e os homens foram atrás. Preparados para atirar, o líder do bando disse:

─ Não atirem! Ele será nosso refém! Pois a polícia está atrás de nós!

        No tempo em que ele estava conversando, Pedro subiu em uma árvore e se escondeu. A polícia chegou e prendeu o bando.

Pedro, um jovem aventureiro, que amava o meio ambiente, arriscou sua vida por ele.

Adaptado de: http://colegiomaanaim77.blogspot.com.br/2012/06/contos.html

Entendendo o texto:

01 – A partir da leitura do texto, podemos dizer que:

a) Pedro passava a maior parte do tempo em casa.

b) Pedro não gostava de animais.

c) Pedro não gostava da floresta.

d) Pedro adorava o meio ambiente.

02 – O que ficava perto da casa de Pedro?

a) o rio que ele nadava.                              c) a casa de sua avó.

b) a casa de um amigo seu.                       d) um lago muito profundo.

03 – O que ficava perto da casa de Pedro?

a) o rio que ele nadava.

b) a casa de um amigo seu.

c) a casa de sua avó.

d) um lago muito profundo.

 

04 – Pedro vivia na floresta, brincava com os animais e subia em árvores. O que aconteceu, de repente, que mudou essa tranquilidade?

05 – Por que o bando decidiu não atirar em Pedro após capturá-lo?

06 – Como Pedro conseguiu fugir do bando de homens?

07 – O que aconteceu após Pedro se esconder na árvore?

08 – Pedro tinha algum tipo de medo? Explique. 

09 – Quem é que falou “Pegue ele!”.

10 - Você gostou da história? Explique por que respondeu sim ou não.  

 

      Leia a tirinha e responda às questões:


11- O termo “essa” do primeiro quadradinho refere-se à qual palavra:

a(   ) oba           b(   ) nova             c(   ) árvore          d(   ) esperança

12 - Chico está plantando uma árvore por quê?

a (   ) Se preocupa com a natureza e busca fazer sua parte com a esperança de salvar o meio ambiente.

b(   ) Tem a esperança de ver brotar dela saborosas goiabas, jaca e manga.

c(   ) Ele e seu amigo querem comer goiaba, jaca e manga no futuro.

d(   ) Tem o costume de partilhar tudo com seu amigo.

 

BOA ATIVIDADE!