Atividades 28/06 a 02/07

 



  Revisão- Leia com atenção:

 

Fonema e Letra

 

Fonema e Letra representam respectivamente sons (fala) e sinais gráficos (escrita).

Os fonemas são as unidades sonoras que compõem o discurso ou a fala e são representados entre barras oblíquas.

As letras, por sua vez, são os sinais gráficos que tornam possível a escrita. Juntas de forma ordenada, as letras constituem o alfabeto.

Exemplos:

 

a) RATO

Letras: RATO = 4 letras
Fonemas: / R /, / A /, / T /, / O / = 4 fonemas

 

b) AXILA

Letras: AXIL= 5 letras
Fonemas: / A /, / K /, / S /, / I /, / L /, / A/ = 6 fonemas

Na palavra 'AXILA', o número de letras (5) não é igual ao número de fonemas (6). Observe que a letra 'X' representa, simbolicamente, o som de duas letras: K e S.

 

ATIVIDADES

 

Observe o quadrinho abaixo e depois responda às questões propostas:



1- DÊ O NÚMERO de letras e fonemas de:

a) minha:__________________________________

b) guerra:__________________________________

c) vida:___________________________________

d) tempo:__________________________________

 

2- Qual das alternativas abaixo apresenta o número de fonemas maior que o número de letras?

(a) herói

(b) bomba

(c) fixo

(d) nuclear

 

3- Por que as crianças afirmam estarem tão ocupadas?

 

4- Qual a brincadeira que elas escolheram diante da falta de tempo? Por que escolheram essa brincadeira?

 

5- Qual a conclusão percebida pela  personagem Mafalda no final?

 

6- Produção de texto

Vamos recordar as brincadeiras que mais gostamos!

Você vai escrever um texto ensinando como organizar e desenvolver uma brincadeira de sua preferência. O texto deve informar o nome da brincadeira, o número de participantes, os materiais necessários e como brincar. Pode começar!

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Vamos recordar os sinais de pontuação. Leia e observe atentamente:



OBS: As aspas também são usadas para destacar:

Citações:
Como disse Júlio César “Veni, vidi, vici”.

Estrangeirismos, neologismos, arcaísmos, gírias e expressões populares:
A empresa responsável pelo “coffee break” ainda não chegou.

Palavras e expressões com ironia ou ênfase:
“Lindo” serviço, meu amigo, “lindo” serviço!

 

Leia o texto seguinte:

 Berto

Berto era um abominável homem das Neves. Ele gostava tanto das montanhas nevadas, quanto das distantes florestas.

Certo dia, Berto estava perseguindo duas borboletas quando elas pousaram em uma pedra. Silenciosamente, ele rastejou para perto delas. Mas do outro lado da pedra havia um garotinho.

Que susto! Ele nunca havia visto nada igual! Berto mergulhou na moita para se esconder. Mas ... AAAAIIII! Os galhos tinham vários espinhos! O garotinho andou até Berto:

 –Desculpe-me –ele disse. Eu não quis assustá-lo. Meu nome é Tom. Quem é você

–Eu sou Berto, um abominável homem das neves!

BUCKINGHAM, M. “O não tão abominável homem das Neves”. São Paulo: Ciranda Cultural, 2005. s/p

 

7- Na passagem “Silenciosamente, ele rastejou para perto delas”, a vírgula separa uma palavra que indica:

( ) o modo com que Berto rastejou.

( ) o lugar para onde Berto rastejou.

( ) o tempo com que Berto rastejou.

 

8- O ponto de exclamação acompanha a interjeição “[...] AAAAIIII!” que exprime:

( ) espanto.

( ) lamento

( ) dor

 

9- Você deve ter notado no texto que a frase “Quem é você” não foi pontuada. Que sinal de pontuação ela deve receber?

( ) Reticências.     ( ) Ponto final.     ( ) Ponto de interrogação.

 

10- No trecho “-Desculpe-me [...]”, o travessão introduz uma fala do:

( ) homem das Neves, Berto.

( ) garotinho Tom.

( ) narrador da história.

 

A significação das palavras

O vocabulário da língua portuguesa é bastante extenso e, por isso, é comum desconhecermos o significado de palavras que não fazem parte do nosso cotidiano. Além disso, as palavras podem ter diversos sentidos, que só podem ser compreendidos pelo contexto em que elas são usadas. Vamos falar sobre significação das palavras?

11- Leia as palavras desta nuvem.



a) Que relação você identifica entre as palavras que aparecem na nuvem acima?

 

b) Palavras que se relacionam entre si, estabelecendo um conjunto com sentido semelhante, pertencem a um mesmo campo de significados. Quais palavras você colocaria em um campo de significados para meios de transporte?

 

12- Leia fragmentos da crônica “Botando pra quebrar” de Fernando Sabino.

 

“-Eu disse não? – tornou ele, mostrando os dentes, vitorioso... Dona Neném é dessas que pagam pra ver: atirou no chão o prato e o prato se espatifou em mil pedaços.

-Espere! –saltou o homem do supermercado, ferido nos seus brios:

_ Eu asseguro à senhora que não quebra mesmo, quer ver?”

Indique o sentido que as expressões destacadas têm no texto.