ATIVIDADE DE FIXAÇÃO- LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA

 





 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 6º

 DATA: 21 A 25 DE JUNHO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO- LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA I

HABILIDADES H1. Reconhecer a vantagem do domínio da escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e para a cultura em geral.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                   

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 21/06 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA    23/06 - 1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

Leia as tirinhas abaixo e responda:

1. Que diferenças vocês perceberam entre a linguagem usada pelo personagem Chico Bento e os demais personagens da tirinha1?

2. Em que locais vivem os personagens? Que personagens representam o meio urbano e o meio rural?

3. Em que tirinhas a linguagem usada é mais próxima ao que é ensinado pela gramática e em que são diferentes da linguagem usada nas tirinhas do Chico Bento?

4. O personagem Chico Bento frequenta a escola. No entanto, os seus diálogos representam a maneira como ele fala. Por que vocês acham que isso acontece?

5. Embora Chico Bento não fale de acordo com as normas da gramática, compreendemos o que ele diz?

6. Podemos dizer que o personagem Chico Bento fala errado? Explique.

7. Imagine a seguinte situação: Chico Bento precisa escrever um bilhete para sua professora justificando sua falta à escola no dia em que foi aplicada a prova de Português e solicitando uma nova data para fazê-la. Em que nível de linguagem deve ser escrito este bilhete? Justifique.

8. Leia as frases abaixo:

- Mas báh piá! Tu vais a escola hoje?

- Mulher cuida, cuida, estamos atrasadas

 -Oxe xente! Que é mesmo?

Nestes casos temos um exemplo de:

a) Uma linguagem culta

 b) Uma linguagem informal

c) Uma linguagem regional

d) Uma linguagem coloquial

9. Leia o texto abaixo e responda:

Esse texto apresenta o dialeto do nordestino, ele está escrito na linguagem coloquial. Podemos afirmar     que o nordestino escreveu “errado” essa declaração de amor? Ele deveria ter utilizado outra    linguagem para se comunicar com a amada? Assinale uma alternativa apenas.

a.   Sim, ele escreveu errado, pois deveria escrever corretamente para a namorada compreender a mensagem.

b.   Não, ele não escreveu errado, por que a namorada dele fala dessa forma, então ele utilizou a linguagem correta para o

10. Se o nordestino fosse escrever uma carta para uma autoridade, qual linguagem ele deveria utilizar?

   a linguagem coloquial também conhecida como informal.

   b. linguagem padrão, também conhecida como culta ou formal.

 

Leia com atenção as tirinhas do Chico Bento e responda:

11. Na tirinha acima, Chico Bento e a professora utilizam o mesmo nível? Qual é o nível evidente na fala de Chico Bento e qual é o nível evidente na fala da professora?

12. Responda às questões:

a) Reescreva as falas dos personagens utilizando o nível culto:

1º balão: 

2º balão: 

3º balão: 

b) Foi preciso fazer alguma alteração na fala da professora? Por quê?

 

 

BOA ATIVIDADE! 


Estude com a firme certeza que tudo

que requer esforço e disciplina resulta

em felicidade e grandes conquistas.