ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA | ||
ANO: 6º | DATA: 21 A 25 DE JUNHO | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 606,607 e 608 2º BIMESTRE | ||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ | ||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO- LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA I | ||
HABILIDADES H1. Reconhecer a vantagem do domínio da escrita para a comunicação das pessoas, para o desenvolvimento do mundo e para a cultura em geral. | ||
CARGA HORÁRIA: 4 horas | DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 21/06 - 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 23/06 - 1º E 2º HORÁRIOS | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
Leia as tirinhas abaixo e responda:
1. Que diferenças vocês perceberam entre a linguagem usada pelo personagem Chico Bento e os demais personagens da tirinha1?
2. Em que locais vivem os personagens? Que personagens representam o meio urbano e o meio rural?
3. Em que tirinhas a linguagem usada é mais próxima ao que é ensinado pela gramática e em que são diferentes da linguagem usada nas tirinhas do Chico Bento?
4. O personagem Chico Bento frequenta a escola. No entanto, os seus diálogos representam a maneira como ele fala. Por que vocês acham que isso acontece?
5. Embora Chico Bento não fale de acordo com as normas da gramática, compreendemos o que ele diz?
6. Podemos dizer que o personagem Chico Bento fala errado? Explique.
7. Imagine a seguinte situação: Chico Bento precisa escrever um bilhete para sua professora justificando sua falta à escola no dia em que foi aplicada a prova de Português e solicitando uma nova data para fazê-la. Em que nível de linguagem deve ser escrito este bilhete? Justifique.
8. Leia as frases abaixo:
- Mas báh piá! Tu vais a escola hoje?
- Mulher cuida, cuida, estamos atrasadas
-Oxe xente! Que é mesmo?
Nestes casos temos um exemplo de:
a) Uma linguagem culta
b) Uma linguagem informal
c) Uma linguagem regional
d) Uma linguagem coloquial
9. Leia o texto abaixo e responda:
Esse texto apresenta o dialeto do nordestino, ele está escrito na linguagem coloquial. Podemos afirmar que o nordestino escreveu “errado” essa declaração de amor? Ele deveria ter utilizado outra linguagem para se comunicar com a amada? Assinale uma alternativa apenas.
a. Sim, ele escreveu errado, pois deveria escrever corretamente para a namorada compreender a mensagem.
b. Não, ele não escreveu errado, por que a namorada dele fala dessa forma, então ele utilizou a linguagem correta para o
10. Se o nordestino fosse escrever uma carta para uma autoridade, qual linguagem ele deveria utilizar?
a linguagem coloquial também conhecida como informal.
b. linguagem padrão, também conhecida como culta ou formal.
Leia com atenção as tirinhas do Chico Bento e responda:
11. Na tirinha acima, Chico Bento e a professora utilizam o mesmo nível? Qual é o nível evidente na fala de Chico Bento e qual é o nível evidente na fala da professora?
12. Responda às questões:
a) Reescreva as falas dos personagens utilizando o nível culto:
1º balão:
2º balão:
3º balão:
b) Foi preciso fazer alguma alteração na fala da professora? Por quê?
BOA ATIVIDADE!
Estude com a firme certeza que tudo
que requer esforço e disciplina resulta
em felicidade e grandes conquistas.