ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa | ||
ANO: 2021 | DATA: 31/05 a 02/06 | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 | ||
PROFESSOR: Mércia Marques | ||
COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Variação linguística | ||
HABILIDADES: - Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na comunicação. - Refletir sobre a adequação da linguagem em contextos específicos. | ||
CARGA HORÁRIA: 2h | DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª - 1º e 2º horários 4ª - 1º e 2º horários | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno - É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
Observe a imagem acima para responder as questões:
2- Como deveria ter sido escrita este anúncio?
3- Qual fator você acha que contribui para que alguém escrevesse inadequadamente este anúncio?
4- A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
5- Com relação ao texto retirado de um SMS, marque a alternativa correta:
Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz! |
a)Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.
b)Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.
c)Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.
d)Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.
6- Leia o texto abaixo:
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo. Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê ta em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. (BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado)) |
Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido (marque a alternativa correta)
a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade
b) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo
e) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.