Atividades para a semana de 31/05 a 02/06

 



 ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa

ANO: 2021

 DATA: 31/05 a 02/06

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605

PROFESSOR: Mércia Marques

COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

 

- Variação linguística

HABILIDADES:

                                    - Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na comunicação.

                                    - Refletir sobre a adequação da linguagem em contextos específicos.

CARGA HORÁRIA:           2h                           

DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª -  1º e 2º horários 

                                          4ª -  1º e 2º horários

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno

- É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto)

- Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis


 


Observe a imagem acima para responder as questões:






1- O anúncio acima segue a norma culta da língua? Por quê?

 

 

2- Como deveria ter sido escrita este anúncio?

 

 

 

3- Qual fator você acha que contribui para que alguém escrevesse inadequadamente este anúncio?

 

 

 

4- A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?

 

5- Com relação ao texto retirado de um SMS, marque a alternativa correta:

              

Vc viu como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz!

 

a)Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.

b)Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.

c)Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.

d)Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.

 

6- Leia o texto abaixo:

 

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra 

de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. 

O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou

funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê ta em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

 

(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.

São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))

 

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido (marque a alternativa correta) 

 

a)  à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade

b)   à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.

c)   ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).

d)   à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo

e)   ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.