|  ESCOLA   MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa  | ||
| ANO: 2021 |  DATA: 31/05 a 02/06 | |
| IDENTIFICAÇÃO DA   TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 | ||
| PROFESSOR: Mércia   Marques  | ||
| COMPONENTE   CURRICULAR: Língua portuguesa  | ||
| OBJETOS DE CONHECIMENTO:  
 - Variação linguística | ||
| HABILIDADES:                                      -   Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na   comunicação.                                      -   Refletir sobre a adequação da linguagem em contextos específicos. | ||
| CARGA HORÁRIA:           2h                             | DIA (S) DA (S)   SEMANA: 2ª -  1º e 2º horários                                             4ª   -  1º e 2º horários  | |
| ORIENTAÇÕES DE   EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno  - É necessário copiar os   enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto)  - Não se esqueça: copie as   atividades utilizando caneta, porém responda a lápis  | ||
Observe a imagem acima para responder as questões:
2- Como deveria ter sido escrita este anúncio?
3- Qual fator você acha que contribui para que alguém escrevesse inadequadamente este anúncio?
4- A situação permite que este anúncio seja escrito assim? Por quê?
5- Com relação ao texto retirado de um SMS, marque a alternativa correta:
              
| Vc viu   como ele xegô em kza hj? Tôdu lascadu. blz! | 
a)Não pode ser considerado um texto, visto que não cumpre sua função comunicativa.
b)Por ter palavras abreviadas em excesso está totalmente contrariando as regras da gramática, logo não é um texto.
c)Esse tipo de escrita é valorizado em qualquer meio de comunicação formal.
d)Mesmo por se tratar de linguagem abreviada, cumpre sua função comunicativa, mas só deve ser utilizada situações informais como internet, celular etc.
6- Leia o texto abaixo:
| Gerente – Boa tarde. Em que eu posso   ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em   financiamento para compra  de   veículo. Gerente – Nós dispomos de várias   modalidades de crédito.  O   senhor é nosso cliente? Cliente – Sou Júlio César Fontoura,   também sou funcionário   do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é   a Helena! Cê ta em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de   Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. (BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua   materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado)) | 
Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido (marque a alternativa correta) 
a)  à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade
b)   à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c)   ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d)   à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo
e)   ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.


 
 
 
