ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - CHARGE



 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 02 A 04 DE AGOSTO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA: 905 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - CHARGE

HABILIDADES EF89LP03: Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos.

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 26/07- 1º E 2º HORÁRIOS

                                           QUARTA-FEIRA  28/07-  1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO


 Leia, atentamente, as CHARGES a seguir:

CHARGE 1

CHARGE 2


1.Em relação às CHARGES 1, 2 e 3, responda:

a. Quem as escreveu?

b. Para quem foram escritas?

c. Onde foram publicadas?

d. Qual a finalidade das CHARGES, isto é, com que objetivo você acha que os autores escreveram as CHARGES 1, 2 e 3?

 e. Qual é o assunto das CHARGES 1, 2 e 3?

 

2.Em relação às CHARGES 1, 2 e 3, identifique:

O fato que deu origem à CHARGE 1:

O fato que deu origem à CHARGE 2:

O fato que deu origem à CHARGE 3:

 

3.O chargista faz uma crítica ou reflexão em relação a um fato atual, que precisa ser identificado pelo leitor.

Qual é a crítica/reflexão feita nas CHARGE 1?

Qual é a crítica/reflexão feita nas CHARGE 2? 

Qual é a crítica/reflexão feita nas CHARGE 3?

 

4. Qual é a sua opinião a respeito dos fatos, críticas e/ou reflexões expressos nas CHARGES 1, 2 e 3? Você concorda com a opinião dos chargistas? Desenvolva um parágrafo sobre isso.

 

5.Em relação à CHARGE 2: você deve ter percebido que o texto está dividido em três quadros – ANTES, QUARENTENA, DEPOIS. Explique essa organização temporal do texto, observando também as imagens presentes em cada cena. · Na sua opinião, pode-se dizer que a CHARGE 2 narra uma história? Se sim, que história é essa e qual a sua relação com o contexto atual em que estamos vivendo?

 

6.Em relação à CHARGE 3: você consegue perceber a relação entre a CHARGE 3 e outro texto conhecido? Que texto é este? Por que os personagens estão com saudades do lobo? Explique.

 

Leia a charge abaixo para responder as próximas questões:

 

7.Esse texto foi escrito para

a) (  ) dar uma dica.                    b) (  ) defender uma opinião

c) (  ) fazer uma crítica.              d) (  ) transmitir um ensinamento.

8.Em que consiste o humor nessa charge?

9.O verbo “mudar”, na charge, tem o mesmo significado para ambos os personagens?

10.Da charge apresentada podemos inferir que o ser humano precisa

a.(  ) ler mais jornais para saber sobre as leis que vigoram no país e mudar de casa sempre que for necessário.

b.(  ) estar a par dos acontecimentos ambientais e procurar mudar de vida, levando em consideração a opinião alheia.

c.( ) mudar suas atitudes ante o consumo excessivo e levar em conta suas escolhas de forma a respeitar o meio ambiente.

d.(  ) alterar seus hábitos para poder viver de maneira tranquila e saudável, não preservando o meio ambiente e a sua vida em particular.

11.No trecho “Vamos ter que mudar?” o ponto de interrogação (?) foi usado para

a) ( ) indicar uma pergunta.

b) ( ) revelar um entusiasmo.

c) ( ) marcar uma pausa completa.

d) ( ) expressar sentimento de tranquilidade.

12. A palavra “hábitos”, transcrita da charge, é acentuada pela mesma razão que a seguinte palavra

a) (  ) Tietê.

b) (  ) egoísmo.

c) (  ) também.

d) (  ) hidrelétrica.

BOA ATIVIDADE!

E não se esqueça: Lavar as mãos é um ato que salva vidas!