ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA | ||
ANO: 9º | DATA: 02 A 04 DE AGOSTO | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA: 905 2º BIMESTRE | ||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ | ||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - CHARGE | ||
HABILIDADES EF89LP03: Analisar textos de opinião (artigos de opinião, editoriais, cartas de leitores, comentários, posts de blog e de redes sociais, charges, memes, gifs etc.) e posicionar-se de forma crítica e fundamentada, ética e respeitosa frente a fatos e opiniões relacionados a esses textos. | ||
CARGA HORÁRIA: 4 horas | DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 26/07- 1º E 2º HORÁRIOS QUARTA-FEIRA 28/07- 1º E 2º HORÁRIOS | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
Leia, atentamente, as CHARGES a seguir:
CHARGE 1
CHARGE 2
1.Em relação às CHARGES 1, 2 e 3, responda:
a. Quem as escreveu?
b. Para quem foram escritas?
c. Onde foram publicadas?
d. Qual a finalidade das CHARGES, isto é, com que objetivo você acha que os autores escreveram as CHARGES 1, 2 e 3?
e. Qual é o assunto das CHARGES 1, 2 e 3?
2.Em relação às CHARGES 1, 2 e 3, identifique:
O fato que deu origem à CHARGE 1:
O fato que deu origem à CHARGE 2:
O fato que deu origem à CHARGE 3:
3.O chargista faz uma crítica ou reflexão em relação a um fato atual, que precisa ser identificado pelo leitor.
Qual é a crítica/reflexão feita nas CHARGE 1?
Qual é a crítica/reflexão feita nas CHARGE 2?
Qual é a crítica/reflexão feita nas CHARGE 3?
4. Qual é a sua opinião a respeito dos fatos, críticas e/ou reflexões expressos nas CHARGES 1, 2 e 3? Você concorda com a opinião dos chargistas? Desenvolva um parágrafo sobre isso.
5.Em relação à CHARGE 2: você deve ter percebido que o texto está dividido em três quadros – ANTES, QUARENTENA, DEPOIS. Explique essa organização temporal do texto, observando também as imagens presentes em cada cena. · Na sua opinião, pode-se dizer que a CHARGE 2 narra uma história? Se sim, que história é essa e qual a sua relação com o contexto atual em que estamos vivendo?
6.Em relação à CHARGE 3: você consegue perceber a relação entre a CHARGE 3 e outro texto conhecido? Que texto é este? Por que os personagens estão com saudades do lobo? Explique.
Leia a charge abaixo para responder as próximas questões:
7.Esse texto foi escrito para
a) ( ) dar uma dica. b) ( ) defender uma opinião
c) ( ) fazer uma crítica. d) ( ) transmitir um ensinamento.
8.Em que consiste o humor nessa charge?
9.O verbo “mudar”, na charge, tem o mesmo significado para ambos os personagens?
10.Da charge apresentada podemos inferir que o ser humano precisa
a.( ) ler mais jornais para saber sobre as leis que vigoram no país e mudar de casa sempre que for necessário.
b.( ) estar a par dos acontecimentos ambientais e procurar mudar de vida, levando em consideração a opinião alheia.
c.( ) mudar suas atitudes ante o consumo excessivo e levar em conta suas escolhas de forma a respeitar o meio ambiente.
d.( ) alterar seus hábitos para poder viver de maneira tranquila e saudável, não preservando o meio ambiente e a sua vida em particular.
11.No trecho “Vamos ter que mudar?” o ponto de interrogação (?) foi usado para
a) ( ) indicar uma pergunta.
b) ( ) revelar um entusiasmo.
c) ( ) marcar uma pausa completa.
d) ( ) expressar sentimento de tranquilidade.
12. A palavra “hábitos”, transcrita da charge, é acentuada pela mesma razão que a seguinte palavra
a) ( ) Tietê.
b) ( ) egoísmo.
c) ( ) também.
d) ( ) hidrelétrica.
BOA ATIVIDADE!
E não se esqueça: Lavar as mãos é um ato que salva vidas!