INTRODUÇÃO - CONECTIVOS

 






 ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA

ANO: 9º

 DATA: 28/06 A 02 DE JULHO

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TURMA 905 2º BIMESTRE

PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETOS DE CONHECIMENTO: INTRODUÇÃO - CONECTIVOS

HABILIDADES (EF09LP11) Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

CARGA HORÁRIA: 4 horas                                  

DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 28/06 - 1º E 2º HORÁRIOS

                                               QUARTA-FEIRA  30 /06 -   1º E 2º HORÁRIOS                                                                                                         

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO

CONECTIVOS

   Você sabe o que são conectivos? Analisando a palavra “conectivos”, podemos notar que ela faz referência à conexão. É isso mesmo: os conectivos possibilitam a conexão de elementos da língua.

   Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada.

   Pois bem, agora sabemos o que são conectivos e o porquê de serem preciosos elementos textuais, outra informação importante para completarmos o estudo sobre eles é entendermos que são eles os responsáveis por aquilo que chamamos de coesão textual, o que é fundamental para que um texto seja coerente.

ATIVIDADES

Quem foram os fenícios?

    Esse povo viveu na área onde hoje é o Líbano entre 1.800 e 600 antes de Cristo. Eles falavam uma língua parecida com o hebraico e criaram o alfabeto – a ideia de ter letras que, juntas, produzem palavras e sons (o nosso alfabeto deriva daí). Os fenícios também eram dedicados à atividade comercial, porque ficavam num lugar estratégico na costa do Mar Mediterrâneo. Eles não formavam um país, mas viviam em cidades-estados, ou seja, eram independentes entre si. A cultura fenícia começou a desparecer por volta de 539 antes de Cristo quando Ciro, rei da Pérsia, conquistou a região.

Disponível em: <http://recreio.uol.com.br>.

Questões

Questão 1 – No trecho “Eles falavam uma língua parecida com o hebraico e criaram o alfabeto […]”, o conectivo em destaque expressa a ideia de:

a) causa              b) adição                    c) consequência                   d) oposição

Questão 2 – Transcreva a passagem do texto que apresenta o emprego de outro conectivo que expressa a ideia assinalada anteriormente. Em seguida, sublinhe-o:

 

Questão 3 – No trecho “Os fenícios também eram dedicados à atividade comercial, porque ficavam num lugar estratégico […]”, o conectivo grifado poderia ser substituído por:

a) no entanto          b) conquanto             c) por conseguinte                       d) pois

Questão 4 – “Eles não formavam um país, mas viviam em cidades-estados […]”. Aponte o conectivo que une essas duas orações. Em seguida, identifique a relação por ele estabelecida:

 

Questão 5 – Em “[…] em cidades-estados, ou seja, eram independentes entre si.”, o conetivo evidenciado indica:

a) uma explicação         b) uma opinião          c) uma comparação   d) uma conclusão

Leia a tirinha e responda as questões de 6 a 9.

Questão 6 – Assinale o termo que sinaliza a situação de adversidade a que se refere Jon:

a) problemas              b) mas                  c) fato                d) não

Questão 7 – A leitura do último quadrinho permite-nos concluir que Garfield

a) amável                   b) compassivo        c) irônico           d) indiferente

Questão 8 – Identifique o trecho em que se percebe a redução de um vocábulo. Em seguida, explique a referida ocorrência linguística:

Questão 9 – Observe:

“Eu te conto todos os meus problemas, Garfield…”.              “Não é isso, Jon.”

Justifique o emprego da vírgula no contexto acima:

 

 Questão 10 – Leia atentamente a notícia a seguir, completando-a com os termos presente no quadro:


Campanha Lixo Zero: __________________ informação, ________________ lixo no chão

   

 Segundo o presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), Vinícius Roriz, o objetivo do programa é reduzir os gastos com a limpeza das ruas, que somam R$ 90 milhões por mês, 15% do orçamento da empresa. Ele enfatizou que não pretende comprar mais lixeiras ou papeleiras e espera contar com a conscientização da população. “Queremos transformar o comportamento da população. Têm cidades limpíssimas, ___________________ Tóquio, em que você quase não vê lixeiras.”, afirmou Roriz.

    A fiscalização começou no dia 20/08, pelo Centro, Zona Sul e parte do subúrbio, com base na Lei de Limpeza Urbana, de setembro de 2001 (Lei 3273/01). As multas variam de R$ 157 a R$ 3 mil, ____________________ a quantidade e natureza dos detritos. As multas são aplicadas na hora, ____________________ de um smartphone e de uma impressora portátil. Os fiscais ____________________ distribuem sacolas de lixo para conscientizar a população. O cidadão que for multado _____________________ não pagar poderá ter seu nome protestado e até inscrito em instituições de proteção ao crédito. ____________________ se negue a apresentar qualquer documento, ele será levado a uma delegacia, ______________________ seja feito o registro de ocorrência. […]

Disponível em: http://www.revistadomeioambiente.org.br.

Questão 11 – Assinale a alternativa em que a ideia expressa pelo conector, no contexto da notícia, não foi corretamente identificada nos colchetes:

a) e [continuidade]                                            b) para que [explicação]

c) por meio [finalidade]                                     d) caso [condição]

Questão 12 – Complete com os conectivos do quadro:


BOA ATIVIDADE!