ESCOLA MUNICIPAL: MARIA VIEIRA BARBOSA | ||
ANO: 6º | DATA: 10 A 14 DE MAIO | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: TRUMA 606,607 e 608 1º BIMESTRE | ||
PROFESSOR: CÁTIA SIRLENE MUNIZ | ||
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO:ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO III Linguagem Verbal e Não Verbal | ||
HABILIDADES: H21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. | ||
CARGA HORÁRIA: 4 horas | DIA (S) DA (S) SEMANA: SEGUNDA- FEIRA 10/05 - 1º E 2º HORÁRIOS TERÇA-FEIRA 11 /05 - 1º E 2º HORÁRIOS | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO |
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada.
Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
Em resumo, se a transmissão de informações na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso verbal. Caso contrário, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos utilizando um discurso com linguagem não-verbal.
Linguagem Mista
Além da linguagem verbal e não verbal há a linguagem mista (ou híbrida), a qual agrega essas duas modalidades, ou seja, utiliza a linguagem verbal e não verbal para produzir a mensagem. Um exemplo de linguagem mista são as histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e falas das personagens.
ATIVIDADES
Agora leia esta tirinha e responda:
1) Por que o Cascão não entrou em casa para dormir?
2) Qual é o tipo de linguagem que aparece na história?
Leia atentamente e responda:
3- Responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem não-verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
Leia com atenção a HQ da Mônica e do Cascão:
4) O que a Mônica está fazendo nos 3 primeiros quadros?
5) O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?
6) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?
7) Qual é a reação da Mônica?
8) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?
9) No último quadro o significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça do Cascão?
10) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?
11) Que tipo de linguagem aparece nesta história?
12) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?
BOA ATIVIDADE!