Atividades e conteúdo de Língua portuguesa - 17 a 22 de maio

 


ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E FINAIS

 ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa

ANO: 2021

 DATA: 17/05 a 22/05

IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605

PROFESSOR: Mércia Marques

COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

- Identificar os elementos da comunicação em textos diversos

- Variação linguística

HABILIDADES: -  Reconhecer os elementos da comunicação.

                                    - Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na comunicação.

                                    - Refletir sobre a adequação da linguagem em contextos específicos.

CARGA HORÁRIA:           4h                           

DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª -  1º e 2º horários 

                                          4ª -  1º e 2º horários

ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno

- É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto)

- Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis





























1- LEIA a tirinha da personagem Mafalda e RESPONDA às questões propostas:


a) Quais são os interlocutores da tirinha?

 

b) IDENTIFIQUE o emissor, o receptor e o código do segundo e do quarto quadrinhos:

 

c) IDENTIFIQUE os dois quadrinhos que utilizam a linguagem não verbal e EXPLIQUE-OS.

 

d) Houve comunicação entre os interlocutores? JUSTIFIQUE.

 

2- São exemplos de linguagem não verbal: (MARQUE um x nas alternativas corretas)

(A) sinais de trânsito;

(B)uma conversa informal entre alunos e professores.

(C) cores das bandeiras e dos semáforos.

(D)cantigas infantis.

(E) discursos políticos.

(F) apitos do juiz de futebol

(G)discursos políticos.

 

3- Quando assistimos a um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual delas abaixo representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol: (Marque a alternativa correta)

A) (  )Bandeiras de impedimento

B) (  )Cartões vermelho e amarelo

C)(  ) Locutor de futebol

D) (  )Apito do juiz

 

4-  Marque com um X  as alternativas verdadeiras
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam
linguagem verbal e não-verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem não-verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.




 Leia o seguinte texto:


 



5- Você teve alguma dificuldade para compreender as instruções veiculadas no texto acima? Por quê?

 

 

6- Sobre o que fala o texto?

 

 

7- Você sabia que no Brasil há diferentes falares? E que característica da fala de cada cultura recebe o nome de variação linguística e, entre elas, não existe uma certa ou uma errada?

 

8- Você conhece algum outro exemplo dessas diferenças: a fala de algum amigo, familiar, ou mesmo de algum personagem da TV, da Internet? Cite.

 

 

9- Identifique, no texto lido, palavras que você consegue perceber que estão escritas de forma diferente daquela que você costuma encontrar em textos de livros, jornais e revistas.

 

 

10- Reescreva as instruções (“Prus mineiro”) acima como se fossem para ser publicadas em um jornal de sua cidade.

 

 

 

 

Leia a tirinha abaixo para responder às questões 11 e 12:

 




11- marque a alternativa correta:

a)    Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.

b)    Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.

c)    Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos…

d)    A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).

 

12- Reescreva as falas consideradas inadequadas em relação à norma padrão.