ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E FINAIS
ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa | ||
ANO: 2021 | DATA: 17/05 a 22/05 | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 | ||
PROFESSOR: Mércia Marques | ||
COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: - Identificar os elementos da comunicação em textos diversos - Variação linguística | ||
HABILIDADES: - Reconhecer os elementos da comunicação. - Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na comunicação. - Refletir sobre a adequação da linguagem em contextos específicos. | ||
CARGA HORÁRIA: 4h | DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª - 1º e 2º horários 4ª - 1º e 2º horários | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno - É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
a) Quais são os interlocutores da tirinha?
b) IDENTIFIQUE o emissor, o receptor e o código do segundo e do quarto quadrinhos:
c) IDENTIFIQUE os dois quadrinhos que utilizam a linguagem não verbal e EXPLIQUE-OS.
d) Houve comunicação entre os interlocutores? JUSTIFIQUE.
2- São exemplos de linguagem não verbal: (MARQUE um x nas alternativas corretas)
(A) sinais de trânsito;
(B)uma conversa informal entre alunos e professores.
(C) cores das bandeiras e dos semáforos.
(D)cantigas infantis.
(E) discursos políticos.
(F) apitos do juiz de futebol
(G)discursos políticos.
3- Quando assistimos a um jogo de futebol, as linguagens verbal e não verbal estão envolvidas. Qual delas abaixo representa a linguagem verbal usadas nas partidas de futebol: (Marque a alternativa correta)
A) ( )Bandeiras de impedimento
B) ( )Cartões vermelho e amarelo
C)( ) Locutor de futebol
D) ( )Apito do juiz
4- Marque com um X as alternativas verdadeiras
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem não-verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
Leia o seguinte texto:
5- Você teve alguma dificuldade para compreender as instruções veiculadas no texto acima? Por quê?
6- Sobre o que fala o texto?
7- Você sabia que no Brasil há diferentes falares? E que característica da fala de cada cultura recebe o nome de variação linguística e, entre elas, não existe uma certa ou uma errada?
8- Você conhece algum outro exemplo dessas diferenças: a fala de algum amigo, familiar, ou mesmo de algum personagem da TV, da Internet? Cite.
9- Identifique, no texto lido, palavras que você consegue perceber que estão escritas de forma diferente daquela que você costuma encontrar em textos de livros, jornais e revistas.
10- Reescreva as instruções (“Prus mineiro”) acima como se fossem para ser publicadas em um jornal de sua cidade.
Leia a tirinha abaixo para responder às questões 11 e 12:
11- marque a alternativa correta:
a) Pelo tipo de linguagem usada pelo Chico Bento, eles não conseguem se comunicar.
b) Evidenciamos um uso culto da linguagem, visto que eles personagens são estudante e professora.
c) Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por Chico Bento, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos…
d) A fala de Chico Bento faz o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores (regional, escolaridade, idade, financeiro e etc).
12- Reescreva as falas consideradas inadequadas em relação à norma padrão.