ESCOLA MUNICIPAL: Maria Vieira Barbosa | ||
ANO: 2021 | DATA: 24/05 a 28/05 | |
IDENTIFICAÇÃO DA TURMA/MÓDULO: 602, 603, 604 e 605 | ||
PROFESSOR: Mércia Marques | ||
COMPONENTE CURRICULAR: Língua portuguesa | ||
OBJETOS DE CONHECIMENTO: - Variação linguística | ||
HABILIDADES: - Reconhecer que há na língua diferentes formas de uso as quais são comuns na comunicação. - Refletir sobre a adequação da linguagem em contextos específicos. | ||
CARGA HORÁRIA: 4h | DIA (S) DA (S) SEMANA: 2ª - 1º e 2º horários 4ª - 1º e 2º horários | |
ORIENTAÇÕES DE EXECUÇÃO: - As atividades devem ser feitas pelo aluno no caderno - É necessário copiar os enunciados das questões (Não é necessário copiar o texto) - Não se esqueça: copie as atividades utilizando caneta, porém responda a lápis |
Leia com bastante atenção o conteúdo a seguir
Variação linguística
A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas [...] Ela existe porque as línguas possuem a característica de serem dinâmicas e sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe socialdo falante e o grau de formalidade do contexto da comunicação.
Tipos de variação linguística
- Variedades regionais
São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estados e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.
Observe a abordagem de variação regional em um poema de Oswald de Andrade:
Vício da fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
- Variedades sociais
São as variedades linguísticas que não dependem da região em que o falante vive, mas sim dos grupos sociais em que ele se insere, ou seja, das pessoas com quem ele convive. São as variedades típicas de grandes centros urbanos, já que as pessoas dividem-se em grupos em razão de interesses comuns, como profissão, classe social, nível de escolaridade, esporte, tribos urbanas, idade, gênero, religião etc.
Os surfistas, por exemplo, falam diferentemente de skatistas; médicos comunicam-se diferentemente de advogados; crianças, adolescentes e adultos possuem vocabulário bastante diferente entre si.
- Variedades estilísticas
São as mudanças da língua de acordo com o grau de formalidade, ou seja, a língua pode variar entre uma linguagem formal ou uma linguagem informal.
· Linguagem formal: é usada em situações comunicativas formais, como uma palestra, um congresso, uma reunião empresarial, etc.
· Linguagem informal: é usada em situações comunicativas informais, como reuniões familiares, encontro com amigos, etc. Nesses casos, há o uso da linguagem coloquial.
· Gíria ou Jargão: é um tipo de linguagem utilizada por um determinado grupo social, fazendo com que se diferencie dos demais falantes da língua. A gíria é normalmente relacionada à linguagem de grupos de jovens (skatistas, surfistas, rappers, etc.). O jargão é, em geral, relacionado à linguagem de grupos profissionais (professores, médicos, advogados, etc.)
Adaptado de https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-variacao-linguistica.htm
Assista ao vídeo sobre variação linguística acessando o link abaixo para reforçar o conteúdo lido:
Atividades
Leia o texto abaixo e responda às questões sugeridas:
A LEI PROTEGE TEMER DE INVESTIGAÇÃO POR ATOS FORA DO MANDATO?
Apesar de aparecer em dois pedidos de inquérito enviados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer não entrou, pelo menos por ora, na lista de políticos investigados sob o escrutínio da mais alta corte do país.
A razão para isso, segundo o próprio Janot, é que Temer possui uma espécie de “imunidade temporária” determinada pela Constituição para quem ocupa o cargo de Presidente da República.
(Disponível em: http://www.msn.com) |
1) Que gênero textual é esse acima?
2) Que variedade linguística foi usada para escrever esse texto?
3) Por que foi usado essa modalidade de linguagem e não outra?
Leia a letra da música abaixo e responda o que se pede:
Malandramente, A menina inocente Se envolveu com a gente Só pra poder curtir Malandramente, Fez cara de carente Envolvida com a tropa Começou a seduzir Malandramente, Meteu o pé pra casa Diz que a mãe tá ligando Nós se vê por aí |
4)Qual o significado da expressão “Só pra poder curtir”?
5)Que sentido a palavra “malandramente” dá a história contada na música?
6)Que variedade linguística está presente nesta música?
7)Qual o significado da expressão “Nós se vê por aí”, ou seja, onde se refere a palavra “aí” nesta música?
8)Retire desta música palavras ou expressões consideradas gírias.
9) Que variedade linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações sociais: (Escreva a variedade adequada na frente das situações abaixo)
a) Falando sobre política num canal de televisão .................................................................
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo. .....................
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu patrão de português. ..........................
d) Numa carta de reclamação para o presidente. ...............................................................
e) Numa conversa na praça entre amigos. .........................................................................
f) Um debate numa conferência nacional sobre meio ambiente. .........................................
g) Uma mensagem de Whatsapp para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão........................................
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de hoje. ............................................
i) Um artigo de opinião solicitado pelo professor de português. .........................................
j) Na redação do ENEM. ...................................................
10. Leia o texto retirado do Facebook de uma adolescente e responda às perguntas:
a)A linguagem deste texto é considerada culta ou coloquial?
b)Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por quê?
d)Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)Reescreva essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f)Qual a intenção das pessoas ao usarem esse tipo de escrita nas redes sociais?
Atividades sobre a semana do empreendedorismo
11- Pesquise o significado da palavra empreendedorismo.
12- Assista ao vídeo acessando o link a seguir e faça o que se propõe no final: